Autor: Prof. Carlos Ramalhete
Fonte: http://www.veritatis.com.br/
[...]Jesus,
dentre todos os que o seguiam (multidões!), escolheu doze apóstolos.
Este número corresponde ao número de tribos de Israel, Povo de Deus. A
Igreja, fundada sobre os apóstolos (Cf. Ap. 21,14, 1Cor 3,10 e Ef.
2,20), é o novo Povo de Deus (como Deus não volta atrás, a Antiga
Aliança continua válida, embora incompleta, para os judeus).
A
estes doze, e apenas a eles, Jesus deu o poder de perdoar os pecados (Jo
20,21-23). Note que ele deu este poder apenas aos apóstolos, e o fez
depois de Sua Ressurreição. Não faria sentido dar este poder se isto não
fosse necessário. O próprio São Paulo nos lembra da necessidade e da
origem deste sacramento (2Cor 5,18).
Mas não faria sentido que
este poder acabasse na geração dos apóstolos. Afinal, por que nós
precisaríamos menos do perdão dos pecados que a gente daquele tempo?
É
por isso que este poder foi transmitido aos sucessores dos Apóstolos,
que seguiram a transmiti-los. A Igreja tem a sucessão de São Pedro, a
quem Jesus entregou as chaves do Céu e a missão de apascentar o Seu
rebanho.
Desde então a Igreja tem ciosamente guardado a doutrina
de Cristo e ministrado os Sacramentos por Ele instituídos como meios
para nossa salvação.
O poder de perdoar os pecados, porém, não
deve ser conferido a qualquer um (1Tm 5,22), ainda que o valor do
Sacramento independa da santidade pessoal do sacerdote (Rom 5,11). O
objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não
abraçam a graça a eles conferida pelo Sacramento da Ordem (1Tm 4,14).
Note
que igrejas autocéfalas, como os coptas ou os nestorianos da Índia,
apresentam praticamente da mesma forma o Sacramento da Reconciliação.
Chamo à atenção estas igrejas porque separaram-se da Igreja há muito
tempo. Os nestorianos da Índia seguem a sucessão apostólica de São Tomé,
que ordenou seus primeiros bispos e deu a eles o poder de perdoar os
pecados.
Os coptas, nestorianos e outros frequentemente
apresentam erros graves de doutrina, por não se terem mantido sob Pedro,
a quem Cristo deu o poder de ligar e desligar (expressões rabínicas
significando estabelecer a verdadeira exegese de um texto bíblico que
diga respeito a direitos e deveres). Mas mesmo assim, a Confissão é por
eles considerada necessária.
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