Ultimas

2º Domingo do Advento - Evangelho de Marcos 1,1-8 [REFLEXÃO]‏


Evangelho (Marcos 1,1-8)


Domingo, 4 de Dezembro de 2011
2º Domingo do Advento



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


1
Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2
Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”
4
Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6
João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor. 
REFLEXÃO
Por Bruno Santana.
A liturgia desse domingo se volta para o grande São João Batista e sua missão: “Preparai os caminhos do Senhor! Endireitai suas veredas! Aplainai os montes!”

João Batista é primo de Jesus e foi ele que ‘pulou de alegria no ventre’ de sua mãe, Santa Isabel, quando Nossa Senhora a visitou.

Ele foi o precursor de Jesus! Sua missão era preparar as pessoas para a chegada do grande Messias fazendo uma verdadeira analogia com o que ele dizia “endireitar veredas e aplainar montes”, no sentido de fazer o caminho mais reto, mais fácil para a passagem e chegada do Mestre.

E sobre ele, Jesus diz: “Não há na terra nenhum homem maior que João, no entanto o menor no Reino dos Céus é maior do que ele!” (Lc 7, 28).



Definitivamente nossa missão deve ser a mesma de João Batista! Independentemente de qual seja sua atuação ou chamado: preparar os caminhos do Senhor!

É através de você, da sua vida, suas escolhas, suas atitudes que se cria e estabelece um caminho, uma forma do Senhor chegar até os outros! Sua vida, sua história, suas escolhas e atitudes constituem uma verdadeira estrada por onde Jesus passa para chegar até as pessoas! Agora, vejamos bem: como andam estes caminhos? Como eles estão?



Será que nosso coração anda “reto” de modo que o Senhor tem passado através dele e encontrado os irmãos?

Será que nossas ações e escolhas estão facilitando a transmissão da fé?

Enfim... Nunca é tarde para uma auto-avaliação e conversão do coração!

Hoje, São João Batista está gritando para nós: Converta-se! Endireite-se! Creia! E qual será nossa resposta? Qual será nossa atitude, diante do nascimento do Menino-Deus o Emanuel??



Advento: tempo de espera e de preparação! Que este Natal não seja mais uma data comemorativa comercial, mas promova, com verdade e fé, o nascimento de Jesus dentro de nós!

Texto de Bruno Santana
@bruno_slj
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POPULARES

 
Copyright © 2013 Guerreiros da Paz