Ultimas

FAMÍLIA: FORMADORA DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS

Desde os povos mais cultos e civilizados até as tribos de costumes rudimentares, todas as sociedades humanas sempre tiveram a família como uma de suas instituições básicas, de caráter inabalavél e incontestavél.

Mais do que isso, a família é a primeira e mais básica comunidade eclesial. A comunhão de amor das três pessoas divinas é modelo da família que é chamada a viver a comunhão no amor entres os esposos e os filhos na diversidade de seus membros. Assim, este é o momento para que nos demos conta de que "a família é formadora de valores humanos e cristãos" necessário para que a sociedade viva na paz, no respeito da dignidade de cada pessoa humana e atinja a superação de todos os problemas da sociedade moderna - seja no nível psicológico, no social ou político.


A família, fundada no matrimonio, corresponde ao designo de Deus e permanece como o único espaço onde a pessoa é acolhida não por alguma habilidade (como acontece na empresa, na escola ou mesmo no grupo de amigos que jogam bola), mas na totalidade do seu ser, nas suas qualidades e também nos seus limites.
Esta é a grande riqueza da família! Por isso ela constitui o maior recurso para a pessoa e para a sociedade.

Para a pessoa, porque a família a pessoa encontra o clima de acolhimento, de afeto, de amor gratuito de que necessita para formar sua personalidade, consolidar sua identidade, para aprender a mover-se nas confusões deste mundo com sabedoria e com equilíbrio e para ser uma presença  positiva no mundo em que vivermos. Para a sociedade, porque os valores d cooperação, do diálogo, da convivência com o diferente, da tolerância e da solidariedade são valores humanos e cristãos transmitidos pela família, mas que interessam e muito à sociedade, porque esta sociedade que sempre mais parece hostil à família, se acaba em corrupção e violência, na medida em que não valoriza, não promove e não protege a família, berço de valores tão necessários para construir uma convivência social na paz, no respeito à dignidade e no apreço à honestidade.





Na foto ao lado, jovem usuário de crack é acorrentado pela sua própria mãe. Não mais aguentando os roubos dentro de casa, todos conflitos esta mãe tomou tal decisão. Será que esse jovem recebeu valores humanos e cristãos de sua família ??? Será que sua família influenciou em sua vida até hoje ??

Texto: Silas Cordeiro
Fonte: Entrevista e Assuntos.




"As palavras convencem, o exemplo arrasta", ensina o conhecido dito popular. Sobretudo, ele se aplica à família, pois se é importante a palavra para a transmissão de qualquer valor, é indispensável para isso que os pais dêem "o testemunho de sua vida cristã".
Um dos principais desafios que  família cristã enfrenta é o de formar a consciência moral dos filhos, numa época na qual os valores morais vão sendo diluídos. Isto torna mais importante doque nunca que os filhos sejam educados no amor à verdade objetiva - baseada na natureza humana e na lei revelada -, à justiça, à caridade e à pureza de corpo e de alma
Dificilmente os mais jovens saberão resistir ás ondas "intrínsecas" na sociedade atual, se o aprendizado em família, o exemplo e o apoio dos pais. Urge, portanto, recolocar a família em seu devido contexto, como lugar principal e privilegiado de formação e educação.
De pouco adiantará os governos se preocuparem em desenvolver o ensino, dotarem as escola de equipamentos sofisticados e caros e investir na formação de professores, sem antes procurar fortalecer a instituição família.
E como nos lembra o texto das Catequeses do VI Encontro Mundial da Famílias (México 2009): " A família tem um modo específico de evangelizar, feito não de grandes discursos ou lições teóricas, mas mediante o amor cotidiano, a simplicidade e o testemunho diário. Com esta pedagogia transmite os valores mais importantes do Evangelho. Mediante este método, a fé penetra como por osmose, de uma maneira tão imperceptível, tão real, que inclusive converte a família no primeiro e melhor seminário de vocações".
Além do quê, difícil será, sem a ajuda da família, combater a criminalidade, a corrupção e tantas outras mazelas que atingem a nossa sociedade, aumentando ainda mais a perda de valores e virtudes.


Priscilla Correia




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POPULARES

 
Copyright © 2013 Guerreiros da Paz