Ultimas

Uma viagem para descanso, um fortalecimento da Fé!


Neste último feriado, aproveitamos para curtir uma viagem para uma cidade do interior muito bacana chamada Olímpia, onde temos as famosas "Thermas dos Laranjais", um resort espetacular que dispensa comentários.
O que eu gostaria, no entanto, de retratar aqui, foi uma grata e (digamos) inesperada surpresa com a qual nos deparamos por lá: a Igreja Matriz da cidade, dedicada ao glorioso São João Batista!
Como é de se esperar quando falamos de uma cidade do interior, a Igreja é grande e está no centro da cidade e, não ocupa somente o espaço central físico (geograficamente falando), em todos os estabelecimentos que entramos, sempre havia um Crucifixo posto em local visível e, a era possível perceber que a religião, pelo menos por ali, não era "coisa do passado"!
Além de grande, a Igreja é excepcional na sua organização e ornamentação litúrgica! Graças ao padroeiro São João Batista, um homem rude e muito simples (provavelmente um Nazireu - a explicação disso fica pro nosso próximo momento). O ambão da Palavra é formado por 03 cravos (fazendo menção ao Sacrifício da Cruz e à perfeição trinitária), a Pia Batismal totalmente de pedra e o mais fantástico: sobre o Altar uma coroa de espinhos que parece, literalmente, coroar o único e perfeito Sacrifício que a Missa celebra!
A Santa Missa começou às 10h pontualmente e, confesso, esperava uma homilia (sermão, reflexão, enfim como quiser) chatinha, devido à toda essa tradição que às vezes pesa demais e impede a plena Teofania (bacana essa né? Teo = Deus, fania = manifestação - Teofania = manifestação de Deus), porém, como estava enganado! Lamentei profundamente não ter conseguido gravar, porque aquela reflexão caberia não somente para o domingo onde o Evangelho falava da correta administração dos talentos dados por Deus, mas para toda uma vida!
O Padre lembrou, brilhantemente, que não estamos aqui para usufruir dos talentos que Deus nos deu, mas para administrá-los! Colocá-los para frutificar, independentemente de qualquer situação!

Uma coisa muito curiosa que foi lembrada foi que no final do Evangelho (Mateus 25,14-30), o Senhor manda retirar daquele empregado que somente recebeu um talento e entregá-lo para aquele já tinha 10 (Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado), dando a entender algo errado, não? Mas é exatamente assim que funciona na vida da Igreja (e em outros lugares também): as pessoas que mais trabalham são aquelas que mais tem trabalho a fazer, já reparou? Quantas pessoas você conhecem que são sempre cheias de compromissos e no entanto sempre assumem mais e mais coisas? O Reino de Deus exige responsabilidade e muito trabalho, porque Jesus NUNCA prometeu FACILIDADE e sim FELICIDADE!
É isso ae pessoal! Até a próxima!

 Texto de Bruno Santana
@brunoslj
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POPULARES

 
Copyright © 2013 Guerreiros da Paz