Ultimas

3º domingo do advento - Evangelho (João 1,6-8.19-28)

Evangelho (João 1,6-8.19-28)

Domingo, 11 de Dezembro de 2011
3º Domingo do Advento


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz.
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.
21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías.
24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.
28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 


REFLEXÃO POR BRUNO SANTANA... 

Na liturgia deste domingo, vemos novamente São Batista, o precursor da missão de Jesus alertando e respondendo algumas perguntas sobre quem ele era e sobre o Cordeiro de Deus. Sacerdotes e fariseus foram enviados a ele para lhe perguntar quem ele era e, se ele não era “O” profeta, por que então andava batizando? E ele insiste que sua missão é a de preparar os caminhos do Senhor! Que ele era a voz que gritava no deserto! Novamente suas respostas nos levam a uma profunda reflexão acerca de nossa missão!
Na história do povo de Deus o deserto representa um momento de decisão, de escolha profunda! Primeiramente o povo hebreu é levado para o deserto em sua fuga para a Terra Prometida e lá encontram-se com o Deus vivo de diversas maneiras. Muito tempo depois, Jesus vai para esse mesmo deserto e se encontra com o diabo... João é a voz que grita no deserto, ou seja, ele é aquele que nos convida ao seguimento radical de Jesus precisamente no momento de nossas escolha.

É preciso que nos encontremos com o Deus verdadeiro! O Deus que, na solenidade de Cristo Rei, apresentou-se presente no irmão!
É preciso mudar nosso discurso e nosso pensamento: NÃO SE TRABALHA PARA DEUS, E SIM POR DEUS! Trabalhamos para o irmão, por causa de Deus e não e contrário.
Toda e qualquer atividade desenvolvida pelo cristão precisa estar em comunhão com seus irmãos e levá-los a ser melhor! Não podemos sair por aí desenvolvendo qualquer atividade a atribuindo a justificativa: “Estou fazendo para Deus!” se o irmão que está do seu lado (ou ao alcance de suas atitudes) não se torna melhor, não fica mais feliz!
Deus NÃO precisa de você, MAS, Ele quis precisar especialmente para alcançar os seus irmãos! Fazer da sua vida um caminho para chegar nos outros (por isso João Batista convida a endireitar os caminhos do Senhor, endireitar sua vida, atitudes, escolhas...)
É principalmente no Cristo presente no outro que se deve fixar a atividade, caso contrário, não é ao Deus de Jesus que estaremos servindo!
Peçamos a intercessão de São João Batista e de Nossa Senhora da Conceição para realizarmos plenamente a vontade de Deus, ainda que esteja totalmente diferente da nossa!

Vem Senhor Jesus! Não porque nos mereçamos, mas porque o Seu amor nos mereceu! Amém!

Texto de : Bruno Santana
@bruno_slj
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POPULARES

 
Copyright © 2013 Guerreiros da Paz