Autor: Pe. Martinho de Cochem
Fontes: Explic. da Santa Missa, Capítulo I, Ed. Mensageiro da da Fé, http://www.veritatis.com.br/
Na
língua sagrada de nossa mãe, a Santa Igreja católica, no latim, a Santa
Missa é designada pelo nome de "sacrificium", sacrifício.
A
excelência da Santa Missa é tão grande, que os próprios Serafins não
podem compreende-la perfeitamente. Experimentemos, entretanto,
investigar os ensinamentos da Igreja a este respeito.
São
Francisco de Sales diz: "O santíssimo Sacrifício do altar é, entre os
exercícios da religião, como o sol entre os astros, porque é
verdadeiramente a alma da piedade e o centro da religião cristã, ao qual
todos os seus mistérios e todas as suas leis se relacionam; é o
mistério inefável da divina caridade, pelo qual Jesus Cristo, dando-se
realmente a nós, cumula-nos com suas graças de maneira igualmente amável
e magnificente" (Introdução à vida devota).
O sábio Osório julga
a Santa Missa acima de todos os outros mistérios da nossa religião:
"Entre todos os atos da Igreja, o Santo Sacrifício da Missa é o mais
augusto e mais precioso, porque o Santíssimo Sacramento do altar é aí
consagrado e oferecido a Deus". E Fornerus de Bamberg acrescenta: "Se
bem que todos os Sacramentos estejam cheios de majestade, a Santa Missa
excede-os; aqueles são vasos que contêm a divina misericórdia para os
vivos, esta é um oceano inesgotável de liberalidade divina pelos vivos e
pelos mortos".
Vejamos agora em que se manifesta a excelência da
Santa Missa. Em primeiro lugar, manifesta-se, no cerimonial pomposo da
bênção solene ou consagração de uma igreja, ou dum altar pelo Bispo.
Longo demais seria narrar aqui toda a cerimônia - aliás rara entre nós,
devido a diversas razões; mas é certo que a consagração das igrejas é
uma cerimônia tão tocante e insinuante, que facilmente dela se deduz
que, das nossas igrejas, muito mais que do templo de Jerusalém, valem as
palavras do profeta Isaías: "Conduzi-los-ei à montanha santa,
enchê-los-ei de alegria, à invocação de meu nome; a vítima que me
oferecerem há de me ser agradável, porque minha casa será chamada por
todos os povos, casa de oração".
Desta palavra fez menção Jesus
Cristo, quando, cheio de santa indignação, expulsou do templo de
Jerusalém os que o violavam pelos negócios gananciosos. Lembremo-nos,
também, desta mesma palavra para, cheios de santa fé e religioso
respeito, entrarmos em nossas igrejas para adorarmos a Jesus Cristo,
corporal e essencialmente, presente no santo altar. Conservemo-nos
alheios do costume altamente censurável de fazer dos templos sagrados
lugares de conversas e, quiçá, de faltas mais graves.
Em segundo
lugar, a excelência da santa Missa nos é demonstrada pelo rito solene da
ordenação dos ministros do altar, mormente dos sacerdotes.
Dispensamo-nos ainda de expor longamente a administração do santo
sacramento da ordem, do sacerdócio, para não se avolumar demais este
livro. Quem já teve ensejo de assistir à ordenação de neopresbíteros,
não terá deixado de experimentar singular impressão, sentindo a grandeza
oculta do ato, seu efeito duradouro do estado sacerdotal e de seu fim
elevado de oferecer o santo sacrifício da Missa.
Ainda poderíamos
referir-nos aos objetos que servem à celebração da santa Missa e dar
outras tantas provas da excelência do mesmo sacrifício da Missa, pois a
grande e rigorosa diligência de nossa santa Igreja se inspira na
compreensão e estima que tem daquilo que se passa no santo altar.
Inspiremo-nos nesta diligência, para assistirmos sempre com rigorosa
atenção a tão grande mistério.
Até a língua empregada no
sacrossanto sacrifício da Missa, a Igreja faz compreender que no altar
se efetua algo de superior ao comum. Não se usa a língua vulgar - mas a
língua sagrada da Madre Igreja. Houve quem ousasse censurar o uso do
latim na Missa, - mas entendamos bem: A santa Missa não é uma instrução,
mas um grande mistério. O sacerdote não celebra para ensinar, mas para
santificar-se e ao povo.
Para tomarmos parte na santa Missa, não
é preciso compreendermos as palavras, basta e cumpre unirmo-nos,
afetuosamente, ao que se passa no altar. No emprego da língua latina no
santo sacrifício, temos ainda um valioso símbolo da unidade da Igreja:
Uma só Igreja, um só sacrifício, uma só língua em todo o mundo no altar.
Passemos
agora à prova mais evidente da excelência da santa Missa, que consiste
em demonstrar quem é a pessoa do sacrificador, e qual a oferta na santa
Missa.
Quem é o sacrificador? - o sacerdote? o Bispo? o Papa? -
Não. - Será um Anjo do céu? um Santo? a própria Mãe de Deus, Maria
Santíssima? - Oh, não. É o sacerdote dos sacerdotes, o Bispo dos Bispos,
o Filho de Deus, Jesus Cristo, "o sacerdote eterno segundo a ordem de
Melquisedec".
É ele quem dá à santa Missa a excelência incomparável; é ele quem eleva a oferta do pão e do vinho a um sacrifício divino.
Que
Jesus Cristo é o sacerdote na santa Missa, prová-lo-emos com estas
palavras de S. João Crisóstomo: "O mesmo Jesus Cristo que nos preparou,
na última Ceia, esta mesa sagrada, está aqui para abastecê-la; pois não é
o homem que muda o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor,
mas sim Jesus Cristo que, por nós, &_foi crucificado".
Com
estas palavras S. Crisóstomo prova que Jesus Cristo cumpre,
pessoalmente, a parte essencial da santa Missa; que desce do céu, muda
em seu Corpo e Sangue, o pão e o vinho, oferecendo-se, em holocausto, a
seu Pai pela salvação do mundo, e ora, como fiel mediador, pelos pecados
do povo. Os sacerdotes são apenas seus instrumentos: emprestam-lhe a
boca, a língua, as mãos para a realização do divino Sacrifício.
Se
alguém recusar crer no testemunho de S. Crisóstomo, eis a decisão do
grande Concílio de Trento: "O Sacrifício da Cruz e o Sacrifício da Missa
são um só e mesmo sacrifício, porque aquele que se imolou sobre a
Cruz, de maneira cruenta, é o mesmo que se imola na santa Missa, de modo
incruento, pelo ministério dos sacerdotes".
É pois, doutrina da
santa Igreja, que os sacerdotes são simplesmente os servos de Jesus
Cristo e que Nosso Senhor se oferece, no altar, tão verdadeiramente como
se ofereceu sobre o patíbulo da Cruz.
Que honra! que graça! que
inestimável benefício! O divino Salvador digna-se de fazer-se nosso
sacerdote, nosso mediador, nosso advogado!
Eis o que também
refere S. Paulo em sua Epístola aos Hebreus: "Era justo que tivéssemos
um pontífice como este: santo, inocente, sem mancha, segregado dos
pecadores, e mais elevado que os céus, que não fosse obrigado, como os
outros pontífices, a oferecer vítimas, todos os dias, primeiramente
pelos próprios pecados e, em seguida, pelos pecados do povo. A lei
antiga estabeleceu, para pontífices, homens fracos, mas a palavra de
Deus, confirmada pelo juramento que fez depois da lei, constituiu
pontífice o Filho, que é santo e perfeito eternamente" (Heb. 7, 26-28).
Não
são estas magníficas palavras do Apóstolo uma prova de quanto Deus nos
estima, visto que nos deu, por sacerdote e mediador, não um homem frágil
e pecador, mas seu Filho único, a própria santidade?
Consideremos,
agora, por que Jesus Cristo não quis confiar seu sacrifício a homem
nenhum. A principal razão foi porque este sacrifício devia ser puríssimo
como o profeta Malaquias o havia anunciado.
Em todo lugar,
sacrifica-se e oferece-se ao meu nome uma oblação pura. Foi por esta
razão que Deus reservou o nome a função de sacerdote a seu Filho único,
ao sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec.
Deste modo, o
sacerdote celebrante não é propriamente falando, o sacrificador, porém
apenas o servo do grande sacerdote Jesus Cristo.
Segue-se daí, que
toda Missa é de um valor infinito, pois é celebrada pelo próprio Jesus
Cristo, com uma devoção, um respeito, um amor acima do entendimento dos
Anjos e dos homens. O mesmo Jesus Cristo revelou esta verdade à Santa
Matilde: "Só Eu, disse, compreendo, perfeitamente, de que forma me
imolo, todos os dias, sobre o altar pela salvação dos fiéis; os
Querubins e os Serafins, nenhuma Potestade celeste, saberiam
compreende-la inteiramente" (Revelações, I, 19). Oh meu Jesus! que
impenetrável mistério e que felicidade para nós, pobres pecadores,
sermos admitidos à santa Missa, onde efetuais essa salutar oblação!
Caro
leitor, considera bem estas palavras e quanto te é vantajoso assistir à
santa Missa, em que Nosso Senhor se oferece por ti; faz-se o mediador
entre tua culpabilidade e a justiça divina, e retém o castigo que
merecem, cada dia, os teus pecados. Oh, se abrisses bem os olhos a esta
verdade, como amarias a santa Missa; como suspirarias pela felicidade de
assisti-la. Como a ouvirias devotamente. Como te lastimarias por faltar
a uma só! Para poupar um tal prejuízo a tua alma, suportarias, de boa
vontade, qualquer dano temporal. Os primeiros cristãos nos deixaram
disto o exemplo: preferiram perder a vida a deixar de assistir à santa
Missa.
Já insistimos muito na excelência da santa Missa;
entretanto, resta-nos ainda a tratar de um ponto importante: o valor da
oferta, apresentada à Santíssima Trindade.
É evidente que esta
oferta, para ser digna de Deus, deve ser de um preço inestimável, porque
quanto maior é a quem se faz uma oferta, tanto mais preciosa ela deve
ser. Se alguém ousasse oferecer uma bagatela a um príncipe, cobrir-se-ia
de confusão.
Ora, o céu e a terra são apenas uma bagatela diante da imensa Majestade de Deus.
"O
mundo, perante Deus, é o grãozinho que apenas dá diminuta inclinação à
balança, a gota do orvalho da manhã, que cai sobre a terra" (Sabedoria,
11, 23).
Então, onde achar, no universo inteiro, alguma coisa digna de Deus?
Que acharia Jesus Cristo, mesmo no céu, que fosse digno de Deus?
No
céu e sobre a terra achou apenas sua santa, imaculada e bendita
Humanidade, isto é, o que a onipotência de Deus produziu de maior. "A
Humanidade de Jesus Cristo, disse Nossa Senhora à Santa Brígida, foi, e
será para sempre, o que há de mais precioso".
Com efeito, a mão
liberalíssima de Deus ornou esta Humanidade de tantas graças e
perfeições que nada mais lhe podia acrescentar. Não porque Deus não
pudesse, absolutamente, conceder mais, porém porque a capacidade da
humanidade não as poderia conter.
Todavia, esta Humanidade tão
bela, tão pura, tão santa e perfeita, não pode oferecer um sacrifício
digno da adorabilíssima Trindade senão em razão de sua união com a
pessoa do Verbo eterno, união que dá a todos os seus atos e sacrifícios
um valor e merecimento infinitos.
Por esta grande dignidade,
durante sua permanência na terra, a santa Humanidade do divino Salvador
atraiu a mais profunda veneração, não só de homens piedosos como também
de Anjos do céu. Que adoração universal, porém, é prestada agora a esta
santa Humanidade no céu, onde se acha gloriosa e imortal em um trono, à
direita do Pai celeste!
A santíssima Humanidade de Jesus Cristo
forma a única oferta digna de ser apresentada no santo Sacrifício, e, na
verdade, é o mesmo Jesus Cristo quem a oferece. Com ela, oferece tudo o
que efetuou e sofreu durante os trinta e três anos de sua vida mortal:
jejuns, vigílias, orações, viagens, mortificações, pregações,
perseguições, insultos, zombarias, lágrimas, gotas de suor, agonia no
jardim das oliveiras, flagelação, coroação de espinhos, crucificação,
morte e sepultura. Além disto, oferece a Humanidade, inseparavelmente
unida à Divindade, porque, embora a Divindade não seja objeto do
sacrifício, a Humanidade é nele oferecida no estado de perfeição a que a
eleva à união hipostática.
Medi, pois, se podeis, o valor de uma
tal oferta. Enfim, Jesus Cristo não oferece sua Humanidade sob a forma
que tem no céu, mas no estado em que se acha sobre o altar. No céu ela é
tão gloriosa que os Anjos tremem ante sua Majestade: no altar, pelo
contrário, sua humilhação é tão extrema que estes mesmos se enchem de
espanto.
A Humanidade de Nosso Senhor está, de tal modo, unida e
estreitada às espécies eucarísticas que nunca se podem separar, nem mais
aí subsistirá, quando forem destruídas as espécies. De que modo
contempla a Santíssima Trindade este prodígio de humanidade! Que glória
para o Pai celeste! Que virtude, que perfeição não recebe daí a santa
Missa onde se cumprem estes divinos Mistérios! Que bênção, que socorro
para aqueles em cujas intenções o santo Sacrifício é oferecido! Que
consolação, que alívio não recebem as almas do purgatório, quando a
santa Missa é celebrada, ou ouvida pelos seu livramento! A Missa
quotidiana é a arma, pela qual a graça e a misericórdia sobressaem à
justiça.
Agradeçamos, pois, ternamente ao divino Salvador por nos
ter legado, a nós, seus pobres filhos, um sacrifício tão poderoso;
agradeçamos-lhe por nos ter deixado este meio infalível de atrair as
ondas da divina misericórdia.
Para glória da santa Missa,
relatamos como se fez a consagração da capela d'Einsiedeln, na Suíça, e
como o mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo celebrou o santo Sacrifício como
grande solenidade.
Oitenta anos depois da morte de Meinrado, o
santo eremita Eberardo, piedoso solitário de nobre família, foi pedir a
S. Conrado, Bispo de Constança, a graça de consagrar a capela de S.
Meinrado. O virtuoso Bispo anuiu-lhe ao pedido. Na festa da Exaltação da
santa cruz, em 14 de setembro de 940, devia realizar-se a consagração.
Mas,
indo para a capela, a fim de entregar-se à oração, o santo Bispo ouviu
os coros dos Anjos cantar as antífonas e os responsórios da consagração.
Entrou e viu a capela cheia de Anjos, e, no meio deles, Nosso Senhor,
que, revestido de paramentos episcopais, procedia à consagração do
santuário. À vista disto, Conrado caiu em santo êxtasis, sem,
entretanto, nada perder de sua atenção. Viu e ouviu Nosso Senhor
pronunciar as palavras da Igreja e desempenhar-lhe as cerimônias em
igual festa. Os apóstolos, os Anjos e uma multidão de Santos
assistiam-lhe. A Mãe de Deus, a quem o altar e a capela eram dedicados,
aparecia em cima do altar, mais brilhante que o sol, mais resplandecente
que o fulgor do relâmpago.
Terminada a consagração, o Senhor
começou a Missa solene, depois da qual toda a corte celeste desapareceu,
deixando Conrado em transporte de alegria.
Reconheceu, sobre as cinzas que cobriam o solo, as marcas dos pés do Salvador e, sobre as paredes, os traços das unções.
De
manhã, o clero veio buscar o Bispo para fazer a sagração, porém ele
disse: "Não posso consagrar este santuário, porque já foi consagrado de
maneira misteriosa".
Insistem, forçam-no, quando uma voz celeste
se faz ouvir e repete por três vezes: "Pára, meu irmão, a capela já está
consagrada".
Mais tarde, S. Conrado referiu ao Papa Leão VIII este
fato extraordinário, cuja veracidade o mesmo Papa afirmou num rescrito
apostólico, em que proibiu tornar a consagrar a capela, e concedeu
indulgências especiais aos fiéis, que a freqüentassem (Legende der
Heiligen von Ott, p. 2326).
Caro leitor, dizes, com certeza: "Ah!
se pudesse assistir a uma festa igual, ver o que viu S. Conrado, ouvir o
que ele ouviu! Que prazer, que emoção!".
Entretanto, não está
presente, em cada Missa, Nosso Senhor, o grande pontífice? Não nasce, em
cada Missa, sobre o altar, e não o cercam os Anjos?
Feliz serás,
pois, se considerares que te achas no meio de uma tão alta assembléia,
que se digna de unir tuas pobres orações às suas, para faze-las subir
até o trono de Deus.
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